sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Ganância...


Uma criança morta pelo vazamento dos gases venenosos de uma fábrica, em Bhopal, na Índia, a ser enterrada pelo próprio pai. A tragédia de Bhopal ocorreu na madrugada de 03 de dezembro de 1984, quando 40 toneladas de gases tóxicos fatais vazaram na fábrica de pesticidas da empresa norte-americana Union Carbide.
É o pior desastre industrial ocorrido até hoje e é um exemplo de crime corporativo. Mais de 500 mil pessoas, a sua maioria trabalhadores, foram expostas aos gases e pelo menos 27 mil morreram por conta disso. A Union Carbide negou-se a fornecer informações detalhadas sobre a natureza dos contaminantes, e, como consequência, os médicos não tiveram condições de tratar adequadamente os indivíduos expostos. Cerca de 150 mil pessoas ainda sofrem com os efeitos do acidente e aproximadamente 50 mil pessoas estão incapacitadas para o trabalho, devido a problemas de saúde.
Vinte anos depois as acções tomadas foram apenas retóricas ou cosméticas. As pessoas continuam, na prática, sem qualquer tipo de compensação ou apoio que lhes permitam, por exemplo, cuidados médicos relativos com a sua situação de saúde e a Union Carbide continua a afirmar que essas compensações nunca terão lugar
Esta imagem, ao longo dos anos, tornou-se um ícone da Ganância Industrial diante de uma tragédia. A falta de Amor...

Sem comentários: